DESCRIÇÃO

Nenhuma empresa está imune a uma situação de crise de imagem. E, em um mundo conectado, com consumidores permanentemente ávidos por conteúdo, há uma maior demanda por respostas rápidas, assertivas e estruturadas nestas situações de crise de imagem, sejam elas reais ou de informação. Quando há uma crise nas mídias sociais, não há espaço para amadorismo e não existe segunda chance de responder adequadamente a questionamentos do público.
 
Aprender a identificar potenciais riscos e lidar com crise, portanto, é uma necessidade que não se restringe aos profissionais de marketing e relações públicas, mas a qualquer um que, direta ou indiretamente, esteja vinculado a uma empresa e seja corresponsável por sua reputação.
 
Este curso visa ensinar técnicas para gestão de crises nas mídias sociais, planejamento da gestão de riscos (antecipação de crises) e métodos reativos para situações de crise catalisadas pelas mídias sociais.
 
Neste contexto, tratará de discutir aspectos comportamentais dos consumidores nas mídias sociais, explorando características individuais e psicossociais do público online e o impacto de suas manifestações nas mídias sociais digitais colaborativos para marcas. Tratará das razões por trás do compartilhamento espontâneo de conteúdo nos meios digitais e o que motiva este público a atuar como mídia em sua rede de relacionamentos.
 
Posteriormente, apresentará aos alunos técnicas e métodos para antecipar potenciais crises através do mapeamento os pontos de contato da marca, análise de riscos e monitoramento de redes com intuito de construir processos ativos e reativos.
 
Por fim, apresentará técnicas para gerenciamento de crises nas mídias sociais, incluindo metodologia para controle, redução de impacto e reversão de imagem negativa.
 

PÚBLICO

Dirigido a profissionais e estudantes de comunicação, publicidade, propaganda e marketing, relações públicas e jornalismo com atuação em marketing digital e/ou gestão de mídias sociais assim como gestores de marcas, branding e planejadores de comunicação.
 

PRÉ-REQUISITOS

Conhecimentos prévios sobre o mercado de comunicação (marketing, publicidade, relações públicas, jornalismo) e dinâmica entre anunciantes (marcas) e agências de publicidade e/ou RP. Experiência básica com gestão de perfis corporativos em mídias sociais.

beneficios

Este curso irá prepará-lo para:
·      Explorar as reconfigurações comportamentais catalisadas pela adoção das mídias sociais, identificando a dinâmica da pop-culture e sua relação com crises de imagem de marca;
·      Habilitar o aluno a identificar os possíveis tipos de crises nas mídias sociais e seus potenciais pontos de origem;
·      Capacitar o aluno a mapear redes de influência, temas correlatos e classificar influenciadores para poder atuar na prevenção ou contenção de crises de reputação;
·      Habilitar a tomada de decisões na eclosão de uma crise para sua contenção e reversão. 
 

Programação_

1. Reconfigurações comportamentais e motivações para compartilhamento
             a)   Implicações imediatas e futuras da quebra de confiança
             b)   Etapas de uma gestão de crise
             c)    Definição de crise, veracidade x percepção
             d)   Por que as pessoas contam algo umas pras outras?
             e)   Os diferentes níveis de influência & Potencial viral de conteúdos
 
2. Tipos de impacto de uma crise nas mídias sociais
a)   Velocidade e amplificação
b)   Impacto das mídias sociais em uma crise
c)    Impacto nos diferentes públicos
d)   Origens e tipos de crises
e)   Derivação para cultura popular
 
3. Gestão de Riscos
a)   Mapeamento de pontos de contato
b)   Manual & Comitê de crise
              c)    Simulação dos processos PRC
 
4. Técnicas para Gerenciamento de Crises
a)   Contenção de danos
b)   Crises com consumidores
c)    Levantamento de melhores práticas
d)   Do’s and Dont's baseados em casos reais
 
------------------------------------------------------------
 
Política de cancelamento
 
1. O IAB se reserva o direto de cancelar ou adiar o curso desde que informe no prazo de até 7 (sete) dias da data prevista para seu início. Neste caso, será restituído ao aluno o valor integral pago pelo curso.
2. Em caso de cancelamento por parte do aluno, o mesmo poderá ser realizado por e-mail (com confirmação de recebimento por parte da equipe do IAB Brasil), em até sete dias úteis da data de início do curso. Neste caso, será restituído ao aluno o valor integral pago pelo curso. Para casos informados após o prazo de sete dias úteis e não comparecimento (no show) não haverá ressarcimento, sendo devido o pagamento integral do valor.
3. No caso do não pagamento do valor da inscrição, a mesma é automaticamente cancelada.
4. No caso de não comparecimento no dia do curso, não haverá devolução do valor pago.
5. O IAB não se responsabiliza pelo ressarcimento de gastos do aluno com hotéis, translado ou passagens aéreas e estacionamento. 6. Para emissão do certificado é necessário que o participante esteja presente em no mínimo 75% das aulas ministradas.
6. O endereço das aulas será confirmado por e-mail, podendo sofrer alterações, também informadas por e-mail.
7. Os professores podem ser substituídos sem prévio aviso.
 

ENVIE UM EMAIL PARA:
educacao@iabbrasil.org.br

OU POR MEIO DO TELEFONE: +55 11 3849-8468