Quando você acha que uma plataforma não tem mais pra onde ir, pense de novo!
 
O segundo dia de SXSW começou chuvoso e permaneceu assim o dia todo. Isso tornou um pouco mais chata algumas filas do lado de fora, e assistir palestras em vários locais diferentes estava complicado - mas nada que impedisse o dia de ser proveitoso! E hoje, quero comentar sobre um dos assuntos dos momentos por aqui: Inteligência Artificial.
 
Tanto nas palestras sobre bots, quanto nas palestras sobre saúde, entre outros temas, o AI sempre volta à tona. Machine learning e deep learning são termos bastante ouvidos e, de sessões muito técnicas e quase de ficção científica, à algumas mais introdutórias, pode ficar complicado entender todas as possibilidades dessa tecnologia. A vantagem é que dá pra testar muita coisa e ver a aplicabilidade dessa tendência em alguns produtos. Ontem eu falei um pouco do que encontramos na Intel House sobre esse tema, mas hoje foi dia de Pinterest.
 
Mas espera, o que o Pinterest tem a ver com inteligência artificial? Já chegaremos lá!
 
Fiquei super animada quando vi que a empresa estava com presença oficial no festival, a Pinterest House. Na verdade, nada mais é do que um grande showroom para testarmos uma nova feature do app, chamada Lentes - que foi lançada oficialmente para usuários americanos nessa sexta, dia 10. Basicamente, é um botãozinho no aplicativo que te leva a uma câmera. Você aponta essa câmera para um objeto do qual você gostaria de saber alguma informação: uma bota que você viu uma pessoa usando na rua e gostou, por exemplo. O aplicativo do pinterest te mostrará o que é esse objeto, qual a marca desse objeto, e vários pins onde esse objeto é usado. No teste que fiz na visita à casa, tirei a foto de um relógio e, além de me avisar que era um relógio, ele me mostrou também que era da marca Fossil, azul, em quais categorias do Pinterest ele se encaixava, e me mostrou vários pins onde ele se encontrava!
 
A ideia é que a plataforma consiga não apenas te contar onde comprar uma bota, mas também te trazer inspirações baseadas naquela imagem - pra você poder criar novos looks de roupas, uma nova decoração na sua casa, ou até receitas caso a foto seja de um ingrediente! Como usuária, eu achei incrível. Como profissional, eu mal posso esperar pra ver o que todos os outros aplicativos vão fazer com a as infinitas possibilidades que a inteligência artificial nos proporciona.