A primeira vez que ouvi falar sobre o SXSW, foi quando estudava Novas Mídias no Texas. Quando a data do festival estava se aproximando, tudo o que meus amigos, conhecidos, e qualquer pessoa que eu encontrava na rua me falava era: você nunca foi? Você tem que ir!

Meio cética, mas munida de muita curiosidade, fui em 2011 e desde então, vou sempre que tenho chance. Hype à parte, a realidade é que o festival que popularizou o Twitter continua pautando muito dos assuntos que serão discutidos no resto do ano na área de digital - com a vantagem de você poder ouvir e conversar com as pessoas que estão criando essa pauta, e não só ler os artigos que elas escrevem.

Se você vai pela primeira vez esse ano, acredite: você vai adorar e sair de lá fervilhando de ideias. Pra ajudar um pouquinho, aqui vão 6 dicas pra você curtir o festival sem estresse:


1. Baixe o aplicativo do evento.
 
Baixe o aplicativo SXSWGo e já marque todas as suas palestras favoritas (mesmo que elas sejam no mesmo horário).

Você sabia que o SXSW de 2016 teve mais de 1300 palestras? Isso significa que infelizmente, você não vai em tudo. Para aproveitar o melhor que o festival tem a oferecer, aproveite aquele tempinho que você fica esperando no aeroporto e planeje! Mas não se desespere se marcar muitas sessões no mesmo horário: vá na que você achar que é mais importante, e se chegar lá e já estiver muito cheia, você tem algumas outras opções.


2. Curta não só as palestras, mas também os eventos pela cidade.

Uma das partes mais bacanas do SXSW são os estandes interativos de várias marcas diferentes, que estão por todo o centro de Austin. Nos últimos anos, a Mashable House, a casa de Game of Thrones e uma área de realidade virtual na McDonald’s house, estavam entre as atrações mais disputadas. Entre uma palestra e outra, tire um tempo pra ver o que está rolando pelo centro - especialmente pela 6th street, rua que é fechada para carros depois das 18h e onde acontece um monte de eventos e festas bacanas.


3. Use roupas e sapatos confortáveis

O festival acontece em vários hotéis e lugares diferentes em Downtown Austin, o que é muito legal, mas também quer dizer que você vai andar bastante. Use sapatos e roupas confortáveis desde o primeiro dia, e evite ter que voltar ao hotel pra se trocar ou até mesmo colocar band-aid porque usou aquela sapatilha linda, mas que machuca muito (talvez isso tenha acontecido comigo, não confirmo nem nego).


4. Leve uma bateria extra

Por todo o festival tem estandes com estações para carregar o celular ou, no mínimo, uma tomada em alguma parede. Mas você não quer perder a palestra do JJ Abrams falando sobre tecnologia porque ficou sem bateria né? Carregue sempre uma extra com você e seja muito mais feliz!


5. Vá em palestras que você não iria normalmente

Algumas das palestras que mais me inspiraram foram aquelas que eu não escolheria normalmente - ou por não dominar o assunto, ou por não fazer parte da minha realidade de trabalho. Se você não entende nada de tecnologia, vá em uma palestra de VR ou chatbots. Se você mexe com tech o dia todo, vá em palestras de marketing ou empreendedorismo. São 10 dias de festival, se dê ao luxo de aprender coisas novas e sair um pouco do escopo do seu dia a dia. Você pode se surpreender.


6. Relaxe

Você pode não conseguir ir em todas as palestras, festas e eventos que o festival oferece, mas livre-se do FOMO (fear of missing out) desde já. Abrace o fato de que ninguém faz o SXSW da mesma forma e de que a ideia é essa: que você faça uma experiência só sua, que vai ser tão proveitosa ou mais que a de qualquer outra pessoa que estiver lá!


Acho que é isso! Bom festival, aproveite e se prepare para a vontade de voltar em 2018 ;)


Ps.: Tem dúvidas ou dicas para compartilharmos aqui? Pode escrever pra:conteudo@iabbrasil.org.br . Quem sabe não fazemos uma parte 2 desse artigo!


 



Março 2017