“Esse é o ano do mobile”, “Mobile is everything”, “Mobile first”, “mobile only” etc etc... Essas frases já foram ouvidas milhares de vezes em eventos, reuniões, palestras e até mesmo no happy-hour da empresa. Estamos realmente vivendo um momento excepcional, milhões e milhões de pessoas conseguindo acessar informações que antes eram restritas a poucos, se comunicar instantaneamente entre si, descobrir serviços novos, melhores, e por que não mais baratos.
 
O comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos; termos como showrooming começaram a aparecer, modelos de atribuição tradicionais não servem mais, empresas precisam decidir rapidamente como querem evoluir: faço um app? Crio um chatbot? E realidade virtual? Tudo isso para acompanhar ou correr atrás do seu público-alvo.
 
A publicidade mobile também mudou e/ou evoluiu na mesma velocidade. Formatos tradicionais já não funcionam para todos e formatos inovadores são muito arriscados para alguns. Mídia programática também chegou chegando, native ads parece ser uma saída interessante para publishers e ter um app na loja de aplicativos não é mais o objetivo final, é preciso saber se estão usando, como estão usando e outros indicadores.
 
O papel do Comitê de Mobile é discutir todas essas evoluções e impactos para as empresas associadas do IAB Brasil, além de buscar uma equalização do conhecimento, com trocas de informações entre os participantes das reuniões, palestras de convidados, análises de cases e formatação de conteúdos para desenvolver o mercado como um todo.
 
Acredito que teremos boas discussões em 2017. Aguardo vocês."