Quais são as novidades que vão dominar as redes sociais em 2017? Abaixo seguem nossos palpites, que foram bastante discutidos na primeira reunião de comitê de mídias sociais aqui no IAB.


1. Mais conteúdo live do que nunca

Em março de 2015, o Twitter saiu na frente das outras redes em relação à conteúdo ao vivo: comprou o Periscope e lançou sua própria plataforma de vídeos mobile live. Pouco depois, no mesmo ano, o Facebook entrou na briga e anunciou vídeos ao vivo em sua plataforma. No fim do ano passado, foi a vez de Instagram e Snapchat, e no inicio desse ano, YouTube finalmente anunciou vídeos ao vivo pra versão mobile. Tudo isso significa que, uma tendência que começou há 2 anos, com certeza irá se consolidar em 2017.


2. Chatbots são os novos apps

Cada vez mais, sentimos uma resistência do público em baixar aplicativos. Às vezes por falta de espaço no celular ou por já terem muitos apps sem uso e não verem motivo para baixar um novo. Apesar disso, nunca passamos tanto tempo em aplicativos quanto hoje, mas os mais utilizados são redes sociais ou mensagens. Pensando nisso, chatbots parecem a resposta que as empresas precisavam para fazer parte das conversas dos clientes. Mas não se engane: assim como aplicativos, chatbots precisam ter um propósito claro e foco em serviço, para conseguirem resultados significativos.


3. Popularização do conteúdo efêmero

Pra quem achava que conteúdo efêmero era uma modinha de adolescentes que se resumia ao Snapchat, 2016 veio com uma surpresa: o lançamento do Instagram Stories, que se mostrou tão forte quanto a rede do fantasminha. Agora em 2017, Facebook já prometeu popularizar ainda mais esse estilo de postagem, lançando em breve o stories para seu aplicativo também.


4. Mais ações de realidade aumentada e virtual

Com o sucesso do Pokémon Go e com as lentes do Snapchat, as empresas tem olhado cada vez mais para realidade aumentada. Além disso, o Facebook comprou a Oculus Rift em 2016, anunciando o quanto Mark Zuckerberg acredita nas possibilidades de realidade virtual no dia a dia das pessoas, e não apenas em games. Em 2017, devemos ver muito mais ações voltadas para essas tecnologias.


5. A utilização de influenciadores digitais será ainda mais popular

Cada vez mais, os influenciadores digitais fazem parte dos planos de mídia .Youtubers, e estrelas de outras redes como Instagram e Snapchat, estão cada vez mais profissionalizados e produzem conteúdo de qualidade. A tendência para esse ano é o trabalho com esses criadores de conteúdo se tornar mais popular e também mais nichado: haverá uma preocupação das empresas em não apenas contratar os influencers “da moda”, mas também trabalhar com pequenos grupos de influencers que atinjam o público-alvo.


Com tanta novidade, fica claro que as empresas e agências precisam estar preparadas para inovar muito em 2017.



Março 2017