Sobre o comitê


O Comitê de tendências e inovação acredita que ​o que tornará o próximo ano melhor não será o surgimento de uma nova tendência, mas o que faremos com as cartas que já estão na mesa. Aposte que em 2017 também estaremos sob a influência das mesmas tendências que nos guiaram esse ano, como imaterialização, individualização, sustentabilidade, conectividade, diversidade. Continuaremos a presenciar o amadurecimento da sharing economy com o surgimento de novos modelos, assim como veremos a evolução da usabilidade nas realidades virtual e aumentada. Interagiremos com mais aparelhos conectados e eles também serão mais treinados e terão aprendido a lidar melhor com a nossa rotina. Se na próxima década passaremos a ter 1B de mulheres na economia formal, esteja certo que no próximo ano veremos as transformações da sheconomy e ao mesmo tempo, o surgimento de novos polos de desenvolvimento que estimularão um ambiente mais diverso e criativo. E ainda assim, o que mudará o jogo não será assistir esses movimentos acontecerem como mero observador, mas tomar parte: discutir, experimentar, prototipar, testar, pivotar. 

Não. Não é uma missão fácil. Estamos envoltos em crises financeira e política, imersos em incertezas. Mas como vimos no caso africano, os desafios são oportunidade para inovação, eles moldam o desenvolvimento. Vale do Silício, Tel Aviv, Singapura, Waterloo, Bangalore – cada polo tecnológico supera desafios a sua maneira e materializa tendências conforme a sua realidade. E ao mesmo tempo, compartilham uma característica de nascença e essência, que é o fato de servirem como comunidades de especialistas. 

É sob a ótica de fomentarmos nossa própria comunidade de especialistas que precisamos encarar que para termos um próximo ano melhor, temos a obrigação de sermos mais participativos em fóruns como os comitês do IAB. Comunidades abrem espaço para troca, discussão, experimentação, aprendizado e disseminação de conhecimento e esses são os exercícios que desenvolvem inovação e constroem uma melhor perspectiva.

 

PRÓXIMA REUNIÃO

Exclusivo para associados.

QUERO PARTICIPAR DO COMITÊ
Edson Ferrão - Abril

Edson Ferrão - Abril

PRESIDENTE Tendências e Inovação

Graduado em Publicidade pelo Mackenzie, com especialização em Ciências do Consumo pela ESPM e MBA em Gestão pela FGV. Com mais de 12 anos de profissão, tem passagens por agências e anunciantes atuando no planejamento estratégico de comunicação para empresas como Unilever, Vivo, Heineken, Mondeléz, L’Óreal, Votorantim entre outras. Atualmente, é responsável pelas iniciativas de marketing digital de todas as marcas da Editora Abril e lidera os projetos de inovação em plataforma digital do Grupo Abril, incluindo operações de investimento e aceleração de startups de segmentos diversos como financeiro, varejo e educação.

Clique aqui e baixe o nosso Estatuto de Presidência de Comitê IAB Brasil 2017.