Faz tempo que publicidade online deixou de ser novidade, a "grande onda do futuro". É, ao contrário, plena realidade. E de gente grande. O investimento em meios digitais já representa um terço de todo o bolo publicitário nacional: 15 bilhões de reais. É a segunda mídia mais importante do Brasil, perdendo somente para a televisão.
 
Não é inovação. É indústria mais que consolidada.
 
Mesmo assim, ainda teimamos em tratar a publicidade online como uma espécie de brinquedo geek. Ficamos fascinados pela tecnologia - que, sim, não para de mudar - e não gastamos o tempo necessário para discutir as dinâmicas do mercado, a realidade do nosso trabalho e a cada vez mais complexa relação entre clientes e seus inúmeros fornecedores.
 
A edição 2017 do IAB Adtech&Data, o mais importante evento brasileiro do setor, propõe uma conversa franca para um mercado plenamente estabelecido. Continuará, é claro, falando de tecnologia - novas soluções não param de surgir! -, sempre a contextualizando em objetivos bem claros de negócio. Mas o foco este ano será o debate em torno de quatro questões fundamentais da nossa indústria: transparência, brand safety, experiência do consumidor e combate à fraude.
 
O Adtech&Data 2017 quer mostrar que, sim, somos uma indústria madura, repleta não só de grandes esperanças, mas também de conquistas e desafios reais, que precisam ser discutidos. Nós, profissionais de publicidade digital, gastamos muito suor e inteligência em questões às vezes bem complexas, na busca constante do melhor resultado para anunciantes e consumidores. É bastante trabalho. Mas os números têm provado que temos sido imensamente bem sucedidos.
 
Vamos conversar?